O advogado Sérgio Roberto Alonso, do escritório Riedel de Figueiredo Advogados Associados, concedeu entrevista ao portal Metrópoles sobre o acidente aéreo da cantora Marília Mendonça. Na ocasião, o especialista em Direito Aeronáutico, que representa a família de Geraldo Martins (comandante do voo), defendeu a responsabilização da torre da Companhia Energética de MG .
Vitória Medeiros, filha de Geraldo Martins de Medeiros Júnior (foto em destaque), 56 anos, piloto que conduzia o avião com a cantora Marília Mendonça, pretende processar a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável pela torre de distribuição que teve cabo atingido pela aeronave, no município de Caratinga.
Sérgio Alonso, advogado da filha de Geraldo Martins, é especializado em direito aeronáutico e já atuou em outras causas de acidentes aéreos. Para a defesa da família, a tragédia pode ter sido causada por uma falta de sinalização nas torres de energia.
“Se essa rede não estivesse lá ou se ela estivesse sinalizada, o acidente não teria acontecido. O causador do acidente foi a rede não sinalizada”, considera o advogado.
Um dia após a queda do avião, a Cemig divulgou nota sobre a linha de distribuição atingida pela aeronave. Segundo a empresa, a torre está fora da zona de proteção do Aeródromo de Caratinga.
O advogado afirma que os cabos de energia não tinham aquelas esferas laranjas de alerta e que, sem isso, “o piloto não enxerga a rede”. Ele argumenta que, mesmo fora da zona, a torre deveria estar sinalizada, uma vez que está próxima da reta final de pouso de aeronaves. “A zona de proteção vai até 4 km no raio do aeroporto e esse fio [de energia atingido pelo avião] estava a 5 km.”
“A Cemig diz que a torre estava fora da zona de proteção. Mas, independente disso, como é uma linha que está na reta final do aeródromo, que interfere no tráfego, teria que sinalizar, independente da zona de proteção. Quem mexe com eletricidade, quem cria risco, tem que tomar cuidado com os outros”, disse Sérgio ao Metrópoles.
Ilustração mostra com detalhes o posicionamento da Linha de Distribuição. Veja:
Comentários