Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
O deputdo Reginaldo Sardinha destacou que “a advocacia combina a erudição, o cultivo das virtudes cívicas, a empatia pelas dores de nossos semelhantes e o profundo sentimento de justiça”
A Câmara Legislativa homenageou os advogados defensores dos direitos e garantias individuais da população local em sessão solene na manhã desta terça-feira (21) no auditório da Casa, com tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e Youtube.
O autor da iniciativa, deputado Reginaldo Sardinha (PL), enalteceu a “função social” dos advogados que promovem as “virtudes cívicas”, como democracia, separação de poderes, liberdade de imprensa, livre expressão do pensamento, liberdade religiosa e liberdade sexual.
“São estes valores que formam a base de uma sociedade aberta, plural e solidária, e que precisam ser defendidos pelo advogado em seu dia a dia”, afirmou. Segundo o parlamentar, “a advocacia combina a erudição, o cultivo das virtudes cívicas, a empatia pelas dores de nossos semelhantes e o profundo sentimento de justiça”.
Mulheres na OAB
Ao agradecer a homenagem da Casa, a vice-presidente da OAB-DF, Lenda Tariana, elogiou a nova era de pluralidade e representatividade da entidade. Por outro lado, ela discorreu sobre as dificuldades e as lutas diárias para exercer com dignidade a profissão, permeada por jornadas excessivas e aviltamento de honorários.
Também agradeceu à Casa pelo reconhecimento a secretária-geral da OAB-DF, Roberta Queiroz, que destacou o papel da advocacia na concretização e efetividade dos direitos e garantias fundamentais. Por sua vez, a presidente da Comissão de Direito das Famílias de Águas Claras da OAB-DF, Daniele Vilar, frisou o “momento social” favorável de abertura da profissão, que permite a ascensão dos advogados, e também da OAB, cuja atual gestão é acessível e democrática.
Ao exaltar o “novo momento da advocacia”, com maior presença e representatividade de mulheres na OAB, a ex-deputada federal Raquel Cândido, que atuou durante a Assembleia Nacional Constituinte (1985-1988), lembrou o trabalho de advogados em defesa da democracia e da liberdade individual durante os anos da ditadura, quando foi presa política.
Em linha tangente, o ex-deputado distrital e advogado Marco Lima recordou a atuação da OAB na defesa dos direitos da população de Brasília.
Jovens advogados
De acordo com o presidente da Comissão de Advocacia Jovem e Iniciante da OAB-DF, Lucas Kauffmann, a missão de capitanear a jovem advocacia baseia-se na lealdade e no diálogo entre as instituições. À frente da subseção de Taguatinga da OAB-DF, Flávio Fonseca destacou a importância da valorização da categoria, que defende os direitos dos cidadãos, dentro da lei.
Durante a solenidade, dueto do Corpo de Bombeiros do DF apresentou o hino nacional, o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal, recitou poemas e, ao término do evento, o deputado Sardinha entregou moções de louvor a advogados.
Franci Moraes – Agência CLDF
Comentários