O Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (RS) lançará, no Dia Internacional da Mulher, o “Projeto Igualdade de Gênero”. A iniciativa visa combater as desigualdades entre homens e mulheres nas relações sociais e, especialmente, a violência contra a mulher. O ato de lançamento do projeto ocorrerá em 8 de março, no saguão do TRT-RS (Av. Praia de Belas, nº 1.100, Porto Alegre), às 16h30.
Segundo pesquisa da Secretaria de Transparência do Senado Federal, realizada em 2015, uma em cada cinco brasileiras já sofreu algum tipo de agressão, e o problema está presente em todas as classes sociais. “Escolhemos o mês de março e a simbólica data do dia 8 para marcar o começo de uma trajetória de envolvimento e compromisso com o debate e superação das desigualdades de gênero e, muito especialmente, com a questão da violência contra as mulheres”, afirma a presidente do Tribunal, desembargadora Beatriz Renck. A magistrada também destaca que as mulheres ainda recebem salários inferiores aos dos homens no mercado de trabalho e têm maior dificuldade de conquistar cargos de chefia.
O “Projeto Igualdade de Gênero” do TRT-RS prevê uma série de ações. Uma delas é o engajamento da Justiça do Trabalho gaúcha na campanha #ElesPorElas, desenvolvida pela ONU Mulher. O carro-chefe da campanha serão fotos de magistrados e servidores com o cartaz #ElesPorElas, que serão disponibilizadas nos canais de comunicação do Tribunal. Advogados, peritos, procuradores e partes também poderão tirar fotos com o cartaz, que estará à disposição nas unidades judiciárias. O projeto também envolve rodas de debates com especialistas, convênio com a Secretaria Adjunta da Mulher da Prefeitura de Porto Alegre, dentre outras ações que serão divulgadas oportunamente.
Imagem
A presidente Beatriz Renck e o vice-presidente João Pedro Silvestrin com o cartaz da campanha #ElesPorElas

Fonte: Secom/TRT4